segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Atuação como mesário garante alguns benefícios ao cidadão


O TRE-BA divulgou a lista dos mesários selecionados para as eleições 2012 e informou que 1.690 pessoas se cadastraram somente este ano, para o projeto 'Mesário Voluntário', em Salvador. Desde 2008, o número de voluntários da capital baiana subiu, e atualmente chega a 10.035, dos 29.171 disponibilizados para todo o estado. 
Foto:Divulgação
O papel de mesário é destinado a cidadãos em geral, e principalmente a universitários, secundaristas e servidores públicos. Quem desenvolve a função, conta com alguns benefícios, como por exemplo, o direito de se ausentar do trabalho, pelo dobro de dias trabalhados nas eleições e quando participa de treinamentos, tem o direito de receber auxílio-alimentação no 1º turno e 2º, se houver.
Além dessas vantagens, ser mesário também pode ser critério de desempate em concursos públicos, caso haja esse quesito no edital. Se o voluntário estudar em alguma das 57 faculdades conveniadas ao TRE, também tem as horas trabalhadas convertidas em atividades extracurriculares ou complementar.
O programa mesário voluntário, foi implantado, em 2006, pelas 39ª, 40ª e 41ª Zonas Eleitorais, no município de Vitória da Conquista. Em 2008, foi expandido  para as 205 Zonas Eleitorais do Estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário